quarta-feira, 27 de abril de 2011

Knackers

      Resolvi escrever este post pois acho muito interessante a historia sobre os KNACKERS, que logo mais explicarei.
      Knackers e um termo originalmente utilizado para degradar os viajantes a cavalo ou de trailer, mas que agora e utilizados nos EUA para pessoas que estejam vestindo um moletom, cabeça raspada e um boné de beisebol em um ângulo para cima 90degree em sua cabeça. Tambem para aquelas pessoas que usam roupas da ADIDAS e cabeca raspada, isso especiamente na Irlanda e Inglaterra.
Logo que se chega a Dublin, voce certamente tera contato com outros brasileiros, seja na escola, nas baladas ou nas ruas mesmo, e uma das primeiras coisas que vao lhe dizer e "nunca fale a palavra "Naker" nas ruas, e isso com toda certeza desperta a curiosidade. Eu especialmente fiquei intrigado com a historia por tras desses caras vestidos de Adidas, entao sempre que tive contato com Irlandeses tentava saber os porques, sem sucesso, assunto nao muito bem vindo. Ate que um dia conversando com minha professora finalmente recebia respota para esse questionamento.
                                                 Cartoon de um Knacker
Knackers na realidade era a denominacao dada aos ciganos que vendiam cola feita a base de ossos de cavalos, eram mercadores abilidosos que negociavam cavalos e todos os seus subprodutos. Esses mercadores mudavam de tempos em tempos de lugar juntamente com seus inumeros cavalos, com o tempo as cavalos foram sendo substituidos por treilers e a forma de obter dinheiro se tornou mais obscura. Com a explosao economica da Irlanda, muitos desses ciganos abandonaram a vida de nomades e seus treiles para se estabelecer nas grandes cidades. No filme Snatch porcos e diamantes, Brad Pitt interpreta um cigano, e para fazer esse personagem com um sotaque carregado o mesmo passou 3 meses na Irlanda em meio aos cigados para interpretar da melhor forma o personagem. Hoje, em Dublin, os Nakers sao muitos, mas os que ainda vivem em trailers sao bem poucos. Perto das docas do porto ainda e possivel encontrar uma grande quantidade de trailers e e muito interessante tentar imaginar como deve ser viver em um deles.
      Entao, caso voce queira aderir ao look dos Knackers segue o padrao:

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Galway


No ultimo dia 15 e 16 de abril, tive a oportunidade de conhecer Galway, e o pesseio foi maravilho.
Esta cidade artística, na beira do Atlântico, é um centro urbano em expansão, com uma vida cultural muito rica, ótimos "Pubs" e um estilo de vida descontraído. Galway é uma cidade pequena, sendo facilmente percorrida a pé.
        É lá em Galway que se encontram os Cliffs of moher, um dos mais famosos pontos turísticos da cidade e da Irlaanda. Inclusive existe aqui na Irlanda uma campanha muito forte, patrocinada pela 7up, para internautas votarem nos Cliffs de Galway como umas das 7 maravilhas naturais. O lugar e mágico, e como estar no paraíso, paisagem de filme mesmo. Outra coisa interessante a respeito da cidade está no filme P.S. eu te amo, na cena em que a personagem do Gerard Butler está tocando em um  pub (e a Hilary Swank aparece com uma pint de Guinness na mão). A música que ele canta chama-se Galway's Girl. Galway é uma cidadezinha bem bacana, com gente bacana e bem humorada, parece Dublin mas conserva traços de interior, com suas casas pequenas e bem coladas, algumas com telhados de palha, ruas estreitas.
          Quase não avistei imigrantes, acho que essa viagem me fez conhecer a verdadeira Irlanda, digo aquela que imaginamos antes mesmo de saber qualquer coisa sobre ela, com seus campos verdes, ovelhas pastando, pubs com musicas típicas.... Galway deixou saudade...

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Smithfield Horse Fair

Smithfield Horse Fair, ou Mercado de Cavalos de Smithfield, funciona na capital irlandesa no primeiro domingo de cada mês. Esse mercado funciona exatamente na frente do supermercado e café onde trabalho, Fresh Supermarket. Todo primeiro domingo de cada mês e montada uma operação com toda uma logística, para termos condições de atender a demanda de clientes. Essa feira recebe criadores de toda Irlanda, a praça fica lotada, recebendo também muitos turistas e curiosos.
Desde a segunda metade do século IX, ao amanhecer do dia, compradores e vendedores de cavalos se reúnem na praça de Smithfield onde eles são trocados ou vendidos. Hoje também se comercializa outros produtos.
Em 2002 o conselho de Dublin baixou um ordem proibindo a sua realização, mas foi totalmente iguinorada pelos participantes e comerciantes locais.
Desde 2008 fala-se em transferi-lo para o norte de Dublin perto de Finglas e Ballymun. Embora a Smithfield Feira do Cavalo continua a chamar e sustentada fortes críticas de uma ampla variedade de fontes, incluindo a Garda (policia local), e a Sociedade de Dublin para a Prevenção da Crueldade contra os Animais e outros ainda não se chegou em uma definição.
Então se estiver à procura de um cavalo ou apenas esteja a fim de ver uma centena deles, vá ate a smithfield que vale a pena.
           

domingo, 10 de abril de 2011

Cafes

   Quando se pensa em Europa logo temos a idéia de seus cafés maravilhosos, bem localizados, charmosos e com uma qualidade e variedade considerável. Em Dublin não e diferente, cidade que apresenta uma variedade interessante de cafés e bares.
   Para começar, um legitimo café da manha Irlandês, mundialmente famoso, consiste em: bacon, ovos, salsicha, morcilia preta e branca, tomates fritos e pode também ser incluído pão de batatas ou batatas fritas à francesa. Tradicionalmente servido em um prato, mas que nas grandes cidades passou a ser servido em um bagette ( pao em um formato mais alongado).
     Um ditado Irlandes fala que, para voce comer bem na Irlanda, voce tem que comer o cafe da manha tres vezes ao dia.
       Queen of tarts, Cafe en Seine e The Church são algumas dicas de cafés bem legais aqui em Dublin. O ultimo que citei, e um dos estabelecimentos mais exclusivos da cidade. O local e uma igreja antiga restaurada, que esta situada no coração da zona comercial de Dublin, com quatro ambientes em quatro níveis. Se não for tomar um café vale a pena a visita.
      .Para aqueles que são vegetarianos vai a dica , são eles: Cafe Fresh, Blazing Salads e Govinda são exelente e super baratos.
       Então pessoal, tomar um café em um ambiente bacana tem seu valor. Momento esse em que nos reunimos para conversar, traçar o roteiro no mapa, ver o próximo ponto turístico a ser visitado ou simplesmente um momento de descontração e lazer.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Danca Irlandesa


            Nascida da cultura celta , a origem dessa dança parece remontar ao tempo dos Druida, das Danças Circulares dos antigos povos Celtas que dançavam em rituais em honra ao sol e ao carvalho teriam sido os primeiros a praticar a dança celta. Por muitos anos ficou fora de evidencia, durante o período de dominação inglesa, era uma forma de protesto.
Na realidade o que tudo indica e que a dança irlandesa com seu sapateado, e uma herança das varias culturas que dominaram a ilha ao longo dos séculos, começando por druidas, passando pelos celtas e finalmente os normandos, povo que comemorava cada conquista nas batalhas dançando em forma circular sapateando.     

 Requisita extrema agilidade com os pés, muita energia e saltos quase acrobáticos caracterizam a dança irlandesa. Os passos ágeis e super ritmados fariam surgir, nos Estados Unidos, onde a influência irlandesa foi maciça, o sapateado moderno, que tanto encantou, nos filmes de Hollywood.
Hoje a danca irlandesa tem se tornado popular, pois desenvolve a coordenacao motora, agilidade, sincronia e resistebcia fisia.
 

sábado, 2 de abril de 2011

Liffey


          
O rio Liffey divide a capital Irlandesa em dois, e flui em direção ao mar. Em ambas as margens você pode avistar os prédios e construções mais importantes de Dublin, belas pontes cada qual com sua historia e beleza.
Se você der uma passada para conhecer o rio Liffey, aproveite para dar um passeio pelas passarelas de madeira instaladas em ambas as margens do rio.
Liffey ,rio irlandês que nasce em Kippure, uma montanha no condado de Wicklow, e percorre cerca de 125 km pelos condados de Wicklow, Kildare e Dublin antes de desaguar no Mar da Irlanda.
O rio foi inicialmente chamado de An Ruirthech (em irlandês significa "rápido" ou "forte". A palavra Liphe (ou Life) era originalmente o nome da planície pela qual o rio percorria, porém passou a ser o nome do rio também.
Como bom gaucho, sempre que posso, nao perco a oportunidade de tomar um chimarao na beira do Liffey, deixando o tempo passar e curtindo cada momento. Uma dica, se for beber algo alcoolico nao passe da dose .......