Bom pessoal apos quase 3 meses sem escrever, venho com este post falar um pouco da historia Irlandesa, eu sei que as vezes esses temas nao sao tao empolgantes, mas acredito que e importante para todos terem uma nocao do que foi o Domingo Sangrento, e do marco que isso representa nao so para Irlanda mas sim para humanidade.
Domingo Sangrento é o termo usado para descrever um incidente em Derry, na Irlanda do Norte, a 30 de Janeiro de 1972, no qual 27 manifestantes pelos direitos civis foram fuzilados por membros do 1 º Batalhão de Paraquedistas durante uma marcha organizada pela Associação dos Direitos Civis da Irlanda do Norte.Treze pessoas, sete das quais eram adolescentes, morreram imediatamente, e uma outra pessoa, 4 meses e meio mais tarde, morreu devido aos ferimentos que recebeu nesse dia.
Várias testemunhas, incluindo espectadores e jornalistas, afirmaram que todos os que foram atingidos estavam desarmados. Cinco dos manifestantes foram baleados pelas costas.
Duas investigações foram realizadas pelo governo britânico. O Tribunal de Widgery, realizada no rescaldo do evento, ilibou os soldados e autoridades britânicas da culpa, mas foi criticado muitos, incluindo o então chefe de gabinete de Tony Blair, Jonathan Powell. O inquérito Saville, criado em 1998 para analisar os acontecimentos novamente (presidido por Lord Saville de Newdigate), deverá apresentar o relatório no final 2009.
Este fato, que culminou com esta lamentavel tragedia, envolvendo direitos civis mas que em sua enssencia carrega muito mias que isso, envolve luta entre catolicos e protestantes, libertacao da Irlanda do norte da inglaterra e a busca de diguinidade para um povo que muito sofreu durante seculos de dominacao.
Principalmente apos este fato, a luta armada passou a fazer parte na tentativa de libertacao, tendo o IRA ( Irish Republican Army ) como o braco armado. O IRA é um grupo paramilitar católico e reintegralista, que pretende a
separação da Irlanda do Norte do Reino Unido e reanexação à República da
Irlanda. Outrora recorreu a métodos terroristas, principalmente ataques
bombistas e emboscadas com armas de fogo, e tinha como alvos
tradicionais protestantes, políticos unionistas e representantes do
governo britânico. O IRA tem ligações com outros grupos nacionalistas
irlandeses e um braço político: o partido nacionalista Sinn Fein ("Nós
Próprios")
Segue uma musica do U2 que marca a ferida que ficou aberta nos coracoes irlandeses.