sábado, 13 de outubro de 2012

Camping em Wicklow


 

            Wicklow e um lugar incrível, que deve ser visitado ao menos uma vez por aqueles que tem a oportunidade de morar em Dublin, ou quem dispõe de mais dias em sua estadia em Dublin.

 Situada a 64 km da capital Irlandesa, as montanhas são repletas de surpresas, e para aproveitar as belezas do lugar vale a pena passar o dia inteiro. Não tem transporte público direto até Glendalough. Para o turista, o melhor é pegar um ônibus de excursão que sai da porta do centro de informações turísticas de Dublin, na Suffolk Street. Existem várias companhias que oferecem o serviço.

Os preço médio e de 25 euros por pessoa.

Eu já havia falado sobre Wicklow em outros post, e neste eu quero relatar e experiência de ter acampado em Wicklow, que foi muito bacana.

O parque dispõe de dois locais para acampar, um na base da montanha, localizado logo no inicio das trilhas, e o outro fica no topo das montanhas, e foi exatamente este que eu e meus amigos escolhemos. Optamos por esta decisão pois gostaríamos de algo mais selvagem, sem muitos “humanos” por perto, e verdadeiro camping. E foi exatamente isto que obtivemos, acampamos bem no topo da montanha, após uma caminhada ( escalada ) de mais de 3 horas, carregando todos os equipamentos, barraca, roupas, saco de dormir, comida e o fogareiro. A paisagem no topo da montanha e linda, de tirar o fôlego e faz valer o esforço. Nas regras do parque não se pode fazer fogo no chão pois se trata de uma reserva protegida, então a utilização de um pequeno fogareiro se torna necessário.
Apesar de ser verão, a temperatura a noite chega perto dos 5 graus, então e importante levar bastante agasalho. Ate uma da manha a temperatura estava “agradável” perto dos 15 graus, e a esta altura já havíamos feito um pequeno churrasco, bebido um vinho, jogado carta, ouvido algumas musicas, conversado sobre assuntos diversos, comido marshmallows, tudo que normalmente se faz em um acampamento de verdade. Feito isso, decidimos dormir, e por volta das 3 da manha fomos acordados por rajadas de vento e uma forte chuva, não uma simples chuva, mas uma verdadeira tempestade, que depois viríamos a saber que se tratava dos reflexos de um pequeno tornado que havia se formado na costa irlandesa que proporcionou estes momentos de emoção.         

Apesar da emoção da tempestade, acabou tudo bem e a experiência de ter acampado em um lugar tão incrível estão retratadas em algumas fotos mas serão preservadas em nossas memórias para o resto de nossas vida. Se alguém me perguntar se deve fazer isso, se deve acampar em Wickow eu vou dizer que sim, faca, mas esteja preparado para uma caminhada dura ate o topo e que o tempo na Irlanda e uns dos mais instáveis do mundo, então chuva e mais chuva devem ser esperados heheheh.

Boa sorte galera “ Just do it!!! “

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Fique sabendo….

     
      .... que muitos dados em relacao a ilha esmeralda e seus habitantes sao muito interessantes, e alguns deles unicos.
    
      Vamos a alguns:


  • existem cerca de 5 mil missionários irlandeses trabalhando em 86 paises ao redor do mundo
  • que 10% da população irlandesa e composta por ruivos e que 40%  da população carrega o gene recessivo ruivo
      
  • o irlandeses são os segundos maiores consumidores per capita de cerveja do mundo, ficando atrás somente dos tchecos
  • Os sobrenomes costumam seguir o nome do patriarca na maioria dos países. É o caso do sufixo russo ov, que significa de  e do grego ,poulos, cujo significado é filho de. Na Escócia e na Irlanda são comuns os sobrenomes com MC ou Mac de. Exemplo: Paul McDonald ,ou Paul de Donald
  • que 1 milhão de pessoas nascidas na Irlanda estão morando na Inglaterra hoje
  • que quando o sol aquece os pântanos depois da chuva o cheiro e de bolo de frutas
      
  • que o hurling, esporte irlandês similar ao hóquei, e jogado desde tempos pré-históricos
  • que o poteen, aguardente de batata, deve passar pelo destilador três vezes para perder o veneno e ficar apta a ser bebida
  • que vários presidentes do Estados Unidos tinham origem irlandesa – Messrs Jackson, Polk, Johnson, Buchanan, Grant, Arthur, Cleveland, Harrison, Mckinley, Theodore Roosevelt, Wilson, Kennedy e Reagan.
  • O país tem duas línguas oficiais: o inglês e o gaélico (“Irish”). Poucas pessoas falam gaélico corretamente, mas todos são obrigados a estudá-lo nas escolas.
       
     Se voce nao tiver a oportunidade de residir nesse belo pais, pois entao venha somente a passeio. Tente viver ao maximo as coisas boas que tornam esse pequeno pais tao especial!!! ;D 

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dicey’s Garden


   Balada + diversão + preço agradável = Dicey’s Garden

           O local remete a todos que freqüentam, muitas historias e estória, em sua maioria com uma bela dose de álcool no sangue. Para quem mora aqui, mesmo que seja de passagem, 3 ou 6 meses, não existe a possibilidade de passar em branco,  Dicey’s Garden e obrigatório, ao menos uma vez. Muitos ao chegar em Dublin, em um domingo ou segunda, já são arrastados pelos amigos e flatmates para a balada de terca a noite. Sim terca a noite, e a noite que bomba nesse local, parece estranho mas fica fácil de entender. Enquanto que em uma balada normal você paga 5 euros por uma pint, na Dicey’s de terca, a pint sai por dois euros, isso vale para Heineken, Budweiser, Guinness, Smithwicks, Carlsberg.
          O ambiente e bem agradavel e dispoe de diferentes ambientes, pub, duas pistas de dança eu jardim aberto com dois camarotes onde e liberado fumar.
          Nas escolas de inglês, a quarta feira e dia de poucos alunos, bom para os alunos que freqüentam as aulas na quarta, e melhor ainda para os beberrões que estão se recuperado da ressaca hehe.
         Por mais que você fique 3 ou 5 meses sem ir na Ducey’s, sempre será um bom ponto de encontro, para rever colegas de trabalho, colegas de escola, ex flatmates ou aquelas paixões de uma noite.
         Uma dica para quem deseja ir ao local na terca feira, e chegar antes das 19h, porque após este horário a entrada passa a ser cobrada no valor de 5 euros. Vale lembrar que a entrada não e permitida para menores de 21 anos.

Então que tal uma balada onde você pode ficar bebendo a noite toda e gastar apenas 10 ou 14 euros? Dicesy’s na terca e certeza de gente bonita e bebida barata! Bora la????

Dicey’ s Garden

21-25 Harcourt Street

Dublin 2

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Grafton Street

                           Que tal um passeio por essa bela avenida de Dublin?
    Na minha opinião e uma avenida muito especial e diferente’ com suas lojas e cafés bem modelados’ onde os artistas de rua fazem sua arte. Local super agradável para se desfrutar de momentos de lazer onde você será cativado pela atmosfera. Essa e a Grafton’ simples e encantadora como toda certeza. Acho que se pudesse escolher um local para visitar’conhecer e sentir o espírito de Dublin eu escolheria a Grafton. O local normalmente e “busy” e em cinco minutos você percorre toda extensão’ mas nesse pouco tempo e possível ver o quão grande e diversidade cultural de Dublin’ Dublin e suas multi facetas.
                                                                   Margaret Kent

     Um amigo meu’ passando pela Grafton’ voltando do serviço’ postou o que estava sentindo no momento no face e acho que e bem esse sentimento descrito por ele que quem mora aqui tem por esse incrível local.

 Caminhando pro trabalho passo por uma rua que, especialmente aos sábados, tem uma variedade de atrativos. Me atraí ver muita gente diferente, gente que eu acharia esquisita meses atrás. Me atraí a cada duzentos metros ter uma artista de rua, cantando, tocando, ou até mesmo desenhando. Me atraí também casais comprando flores, famílias carregando sacolas e sacolas de compras e gente pedindo abraço. E, voltando hoje, por essa mesma rua, fui agraciado por uma chuva de leve, que não molha, e a passos preguiçosos fui curtindo um baita som saído de artista, que essa hora já era solitário fazendo quase mágica com um saxofone. Essa Grafton Street me deixa de bem com a vida.”

Eduardo Beilke

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Igrejas de Dublin


        

     Bom pessoal para muitos de nos’ enfrentar o desafio de morar em um pais tão distante do nosso’ digo isso especialmente aos brasileiros’ não e nada fácil. Deixar família e tudo que nos prende para trás e um belo desafio e para muitos de nos se manter firme na fé e uma saída para encararmos os desafios vividos no dia-a-dia.
     Em um primeiro momento em Dublin’ acredito que todos’ ficam realmente impressionados com o numero e a diversidade arquitetônica das igrejas de Dublin’ cada qual com sua beleza e peculiaridade. Em uma maioria absoluta trata-se de igrejas católicas e protestantes’ onde em pleno século XXI e se tratando de um pais desenvolvido’ a freqüência nos cultos e missas ainda beira os 40% da população’ mas esses números vem caindo em media 1% por ano’ novos tempos e novas religiões.
     Sou protestante praticante’ e aqui em Dublin por muitas vezes participeis dos cultos em uma igreja de 1863 – St. Finian’s Lutheran Church, Adelaide Road, Dublinonde os cultos são em alemão ‘ mas no ultimo domingo de cada de mês a pregação e feita em inglês.
    Se você e católico esta no pais certo’ a igreja católica romana e muito forte aqui e em praticamente em todas as ruas você ira avistar uma igreja.  Mesmo que seu inglês não seja o ideal’ acredito que o contato com a língua e sempre valido’ e na igreja e você estará rodeada por pessoas com a mesma crença que você e que certamente te ajudarão dentro do possível.
     Apesar de ser protestante’ algumas vezes freqüento a igreja católica que fica em frente ao meu apartamento em Dublin 7. As missas de segunda  a sexta são bem curtas’ 30 minutos’ mas o bastante para agradecer a Deus por essa oportunidade e para tomar a santa ceia.
     Mesmo que você não seja cristão’ em Dublin’ com toda certeza’ terá espaço para sua religião e sempre encontrar companhia para partilhar sua crença. Cidade com quase 1 milhão de habitantes e muitos desses vindos de diferentes parte do globo’ e a variedade de religiões e igualmente grande.
   

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Old Dublin

Normalmente escrevo assuntos diversos sobre a Irlanda’ sua maravilhas’ peculiaridades e algo que pode ser útil para quem quer vir para cá. Mas desta vez resolvi postar esse vídeo’ rodado na década de 70’ ele e bem interessante para quem mora aqui’ podemos ver os lugares onde normalmente circulamos. Mas o que achei mais interessante e ver que de fato Dublin esta bem preservada’ falo isso em relação a preservação da arquitetura e seu estilo.
Espero que gostem.