quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Grafton Street

                           Que tal um passeio por essa bela avenida de Dublin?
    Na minha opinião e uma avenida muito especial e diferente’ com suas lojas e cafés bem modelados’ onde os artistas de rua fazem sua arte. Local super agradável para se desfrutar de momentos de lazer onde você será cativado pela atmosfera. Essa e a Grafton’ simples e encantadora como toda certeza. Acho que se pudesse escolher um local para visitar’conhecer e sentir o espírito de Dublin eu escolheria a Grafton. O local normalmente e “busy” e em cinco minutos você percorre toda extensão’ mas nesse pouco tempo e possível ver o quão grande e diversidade cultural de Dublin’ Dublin e suas multi facetas.
                                                                   Margaret Kent

     Um amigo meu’ passando pela Grafton’ voltando do serviço’ postou o que estava sentindo no momento no face e acho que e bem esse sentimento descrito por ele que quem mora aqui tem por esse incrível local.

 Caminhando pro trabalho passo por uma rua que, especialmente aos sábados, tem uma variedade de atrativos. Me atraí ver muita gente diferente, gente que eu acharia esquisita meses atrás. Me atraí a cada duzentos metros ter uma artista de rua, cantando, tocando, ou até mesmo desenhando. Me atraí também casais comprando flores, famílias carregando sacolas e sacolas de compras e gente pedindo abraço. E, voltando hoje, por essa mesma rua, fui agraciado por uma chuva de leve, que não molha, e a passos preguiçosos fui curtindo um baita som saído de artista, que essa hora já era solitário fazendo quase mágica com um saxofone. Essa Grafton Street me deixa de bem com a vida.”

Eduardo Beilke

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Igrejas de Dublin


        

     Bom pessoal para muitos de nos’ enfrentar o desafio de morar em um pais tão distante do nosso’ digo isso especialmente aos brasileiros’ não e nada fácil. Deixar família e tudo que nos prende para trás e um belo desafio e para muitos de nos se manter firme na fé e uma saída para encararmos os desafios vividos no dia-a-dia.
     Em um primeiro momento em Dublin’ acredito que todos’ ficam realmente impressionados com o numero e a diversidade arquitetônica das igrejas de Dublin’ cada qual com sua beleza e peculiaridade. Em uma maioria absoluta trata-se de igrejas católicas e protestantes’ onde em pleno século XXI e se tratando de um pais desenvolvido’ a freqüência nos cultos e missas ainda beira os 40% da população’ mas esses números vem caindo em media 1% por ano’ novos tempos e novas religiões.
     Sou protestante praticante’ e aqui em Dublin por muitas vezes participeis dos cultos em uma igreja de 1863 – St. Finian’s Lutheran Church, Adelaide Road, Dublinonde os cultos são em alemão ‘ mas no ultimo domingo de cada de mês a pregação e feita em inglês.
    Se você e católico esta no pais certo’ a igreja católica romana e muito forte aqui e em praticamente em todas as ruas você ira avistar uma igreja.  Mesmo que seu inglês não seja o ideal’ acredito que o contato com a língua e sempre valido’ e na igreja e você estará rodeada por pessoas com a mesma crença que você e que certamente te ajudarão dentro do possível.
     Apesar de ser protestante’ algumas vezes freqüento a igreja católica que fica em frente ao meu apartamento em Dublin 7. As missas de segunda  a sexta são bem curtas’ 30 minutos’ mas o bastante para agradecer a Deus por essa oportunidade e para tomar a santa ceia.
     Mesmo que você não seja cristão’ em Dublin’ com toda certeza’ terá espaço para sua religião e sempre encontrar companhia para partilhar sua crença. Cidade com quase 1 milhão de habitantes e muitos desses vindos de diferentes parte do globo’ e a variedade de religiões e igualmente grande.