domingo, 3 de julho de 2011

Helloween

Helloween em Dublin se equipara ao dia de S. Patrick em termos de publico, animação e festa. Toda cidade fica mobilizada, turistas, residentes, crianças, todos entram no clima. Os pubs deixam as pessoas entrarem e saírem de seus estabelecimentos sem problema algum, e a diversão e certa. Você vai caminhando pelas ruas do famoso Temble Bar e fica difícil ver alguém que não esteja fantasiado, e mais fácil ver dois Peter Pans que alguém fora do clima da festa.
Vamos a um pouco de historia. O uso de “dia das bruxas” como tradução de “Halloween” é uma deturpação feita de propósito pelo marketing comercial. A palavra Halloween tem sua origem na Igreja Católica. “Hallowed” vem do antigo idioma inglês que significa “santo”, e “e’em” também de significa “noite”, então o significado é “noite santa” ou “All Hallows Eve”, “noite de todos os Santos” e corresponde ao dia primeiro de novembro, que no catolicismo é o dia de reverenciar todos os Santos.
Agora vamos à história e à antiga tradição dessa noite. No quinto século antes de Cristo, na Irlanda, que era povoada pelos celtas, o verão terminava oficialmente no dia 31 de outubro. Essa noite marcava o início do ano céltico onde se festejava o Samhaim, um feriado especial. A tradição diz que nessa noite, o deus dos mortos, voltava à terra trazendo consigo uma legião de espíritos. Segundo os druidas, sacerdotes desses povos, os espíritos precisavam ser agradados; caso contrário, os vivos seriam ludibriados e suas colheitas não resistiriam ao duro inverno. Seguiam-se, então, alguns rituais, que esses pagãos acreditavam iriam protegê-los, afugentar os espíritos maus e aplacar os poderes sobrenaturais que controlavam o ritmo da natureza. Também, as pessoas que saíssem, nessa noite, colocavam sobre as roupas, velhos chapéus e surrados capotes e botas, para não chamar a atenção desses espíritos.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas. Pais este, que por sua maguinitude, fez com que a festa ficasse mundialmente conhecida.
Atualmente, no Brasil e ao redor do mundo, as superstições dos druidas celtas servem para aumentar os faturamentos das casas noturnas e do comercio neste período.  
Realmente e uma forma de o comercio ampliar seus lucros, mas tudo bem afinal estamos vivendo em um mundo capitalistas, o que vale e viver essa festa, se estiver na Irlanda não deixe de participar, monte sua fantasia, compre uma, alugue ou peca emprestada e vá para rua!!! ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário