sábado, 24 de dezembro de 2011

Bandeira Irlandesa

Verde, branco e laranja, essa são as três cores que compõem a “Irish flag”, cada cor contendo um siguinificado.
Enviado como presente do revolucionários franceses em 1848, a bandeira da Republica da Irlanda e tricolor e com listras verticais: verde, branca e laranja. Foi introduzida em 1848 mas só foi adotada em 1912, durante a guerra da independência.            
O verde e a laranja, reapresentam as tradições católica e protestante da ilha. Branco, a cor da paz, representa o que deveria haver entre as duas partes.

  

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Irlanda um pais de Historias...

       
      A Irlanda é um país com uma história rica cheia de aventuras extraordinárias. Mistura fatos e historias, com mitos e lendas, mas que facina a todos.
      A animação que se segue é sobre a história da Irlanda, ou melhor, é mais uma paródia sobre a história deste país. A curta de animação dirigida por Cathal Gaffney apresenta-nos Ding Dong Denny O’Reilly, uma personagem  do comediante Paul Woodful. Num pub em Dublin, Ding Dong Denny O’Reilly está a beber as suas cervejas calmamente, até que um turista entra no estabelecimento e ele decide contar-lhe uma versão extraordinária da história da Irlanda.
      

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Sunday bloody sunday

     Bom pessoal apos quase 3 meses sem escrever, venho com este post falar um pouco da historia Irlandesa, eu sei que as vezes esses temas nao sao tao empolgantes, mas acredito que e importante para todos terem uma nocao do que foi o Domingo Sangrento, e do marco que isso representa nao so para Irlanda mas sim para humanidade.
        Domingo Sangrento é o termo usado para descrever um incidente em Derry, na Irlanda do Norte, a 30 de Janeiro de 1972, no qual 27 manifestantes pelos direitos civis foram fuzilados por membros do 1 º Batalhão de Paraquedistas durante uma marcha organizada pela Associação dos Direitos Civis da Irlanda do Norte.Treze pessoas, sete das quais eram adolescentes, morreram imediatamente, e uma outra pessoa, 4 meses e meio mais tarde, morreu devido aos ferimentos que recebeu nesse dia.

       Várias testemunhas, incluindo espectadores e jornalistas, afirmaram que todos os que foram atingidos estavam desarmados. Cinco dos manifestantes foram baleados pelas costas.
     Duas investigações foram realizadas pelo governo britânico. O Tribunal de Widgery, realizada no rescaldo do evento, ilibou os soldados e autoridades britânicas da culpa, mas foi criticado muitos, incluindo o então chefe de gabinete de Tony Blair, Jonathan Powell. O inquérito Saville, criado em 1998 para analisar os acontecimentos novamente (presidido por Lord Saville de Newdigate), deverá apresentar o relatório no final 2009.

       Este fato, que culminou com esta lamentavel tragedia, envolvendo direitos civis mas que em sua enssencia carrega muito mias que isso, envolve luta entre catolicos e protestantes, libertacao da Irlanda do norte da inglaterra e a busca de diguinidade para um povo que muito sofreu durante seculos de dominacao.
       
        Principalmente apos este fato, a luta armada passou a fazer parte na tentativa de libertacao, tendo o IRA ( Irish Republican Army ) como o braco armado. O IRA é um grupo paramilitar católico e reintegralista, que pretende a separação da Irlanda do Norte do Reino Unido e reanexação à República da Irlanda. Outrora recorreu a métodos terroristas, principalmente ataques bombistas e emboscadas com armas de fogo, e tinha como alvos tradicionais protestantes, políticos unionistas e representantes do governo britânico. O IRA tem ligações com outros grupos nacionalistas irlandeses e um braço político: o partido nacionalista Sinn Fein ("Nós Próprios")
       
         Segue uma musica do U2 que marca a ferida que ficou aberta nos coracoes irlandeses.
        

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dublin em um dia ... bora la!?

            
             Acredito que Dublin e uma cidade para ser desbravada em pelo menos 3 dias, já que uma noite tem que ser reservada para curtir a noite propriamente dita, com seus pub no famoso Temple Bar, onde gente do mundo todo circula durante os 365 dias do ano. Mas sei que as vezes uma eurotrip e corrida e acaba não sobrando o tempo que realmente gostaríamos para cada parada, em vista disso resolvi escrever este post onde, da melhor forma possível, criei um roteiro para conhecer os principais pontos dessa cidade linda em apenas um dia.
            Chegando no aeroporto você pode pegar um táxi, com valor aproximado de 25 euros, ônibus fretado que custa 5 euros ou ainda ônibus publico que custa 1,80 euros, para todos, o destino deve ser o centro de Dublin, precisamente a avenida O Connel. Nessa avenida fica o coração pulsante de Dublin, ruas movimentadas e gente do mundo inteiro. Um local que merece uma foto e perto do Spire, monumento que foi construído em comemoração ao novo milênio.
            Feito isso você deve se deslocar em direção ao Liffey, atravessar a ponte que leva o mesmo nome da avenida e caminhar durante 3 minutos, então ira chegar a Trinity, faculdade de Dublin, uma das melhores do mundo. Ela apresenta um arquitetura incrível e no seu interior jardins lindos que valem a visitação, isso tudo free. Saindo da Trinity se dirija ao famoso Temple Bar, tire uma clássica foto do bar e curta seu interior. Tente captar o  craic, os irlandeses falam que e um estado de espírito, algo no ar que pode surgir do nada, você pode sentir o mesmo tomando uma cerveja, ouvindo um musica tradicional ou se prestar atenção em uma historia contada por um irlandês.
            O castelo de Dublin não tem muitas atrações, mas vale a visita, a Torre Normanda e única e a arquitetura ao seu redor e muito bonita. Atualmente o complexo e utilizado por órgãos do governo.
            Seguindo o mapa sugerido, você ira se deparar com a Bela Christ Church Cathedral, localizada bem no centro de Dublin medieval, ela tem uma das melhores vistas e localização da cidade. Valor para visitação da igreja: 6 euros e estudante paga 3.
            A Saint Patrick Cathedral e outra atração que não pode ficar de fora. Igreja em estilo medieval, com uma torre única de 140 metros, e ao seu redor há um jardim agradável e tranqüilo, bem florido na primavera e verão. Valor da visitação da igreja: 5,50 euros.
            A Guinness Storhouse fica na seqüência. Essa cervejaria foi fundada em 1759 por Arthur Guinness, atualmente detem 80% do consumo mundial de cerveja preto, são nada menos que 10 milhões de copos ( pints) diariamente. A estrutura da fabrica e bem bacana, assim como o tour, mas o mais bacana e a vista que se tem ao chegar no quinto andar, onde fica um bar, de lá você tem uma vista panorâmica de 360 graus de toda a cidade.
            Seguindo o mapa, a sugestão e voltar ao Liffey e seguir pela orla do mesmo voltando em direção a O Connel, onde começamos o dia. Durante esse trajeto, aproveite para apreciar as pelas e diferentes pontes ao longo do rio e também as construções em ambas as margens.
            Se ainda tiver tempo e disposição o Temple Bar e uma ótima pedida para terminar o dia!!! ;D

sábado, 30 de julho de 2011

Moradia em Dublin

A ida para outro pais, que não conhecemos direito, acarreta em varias mudanças, deixamos muitas coisas de lado em nosso pais, e quando enfim chegamos ao destino temos que enfrentar algo que não e nada legal, encontrar um lugar para morar, tarefa que as vezes não e nada fácil.
Bom, normalmente quando fechamos um pacote com uma agencia de turismo ou de intercambio, eles vão nos oferecer uma ou duas semanas em uma casa de família, isso ira encarecer o plano em media 30% e acredito que os benefícios não são tão relevantes. Para contornar essa situação, se você tiver uma amigo morando em Dublin o ideal seria pedir uma ajudar para achar um local temporário para morar ate que você chegue e tenha condições de procurar algo que você goste, dessa forma já ira economizar 80% do dinheiro gasto com a casa de família. Outra opção ainda e buscar uma acomodação que as próprias escolas oferecem, você paga a diária ou semanalmente, e mais caro que um aluguel padrão mas mais barato que casa de família.
Bom chegando em Dublin e se estabelecendo temporariamente, você vai estar apto a procurar um lugar para morar definitivamente. Geralmente a forma mais fácil para brasileiros e participar de alguma comunidade no orkut de residentes de Dublin, lá você encontrar vagas de brasileiros disponíveis em todos os bairros de Dublin. Outro meio de arrumar uma vaga e pelo http://www.daft.ie/ esse site oferece anúncios tanto de brasileiros como de gringos, apartamentos para alugar ou para dividir. Interessante nesse site e que você terá grande chance de dividir o apartamento com gringos e dessa forma aprimorar seu inglês.
Geralmente as moradias são divididos de 4 a 6 pessoas, e a media de aluguel gira entre 200 a 250 euros. Se você tem interesse em ficar em um quarto sozinho terá que estar disposto a pagar um valor aproximado de 350 euros por mês.
Algo muito importante, quando e fechado um contrato de aluguel o proprietário, Landlord, exige garantia, dessa forma se paga um alguém antecipado, que assim que terminar o contrato e a casa estiver em ordem, será devolvido. Portanto sempre que você for em busca de uma vaga , alem do valor do aluguel terá que pagar o valor de deposito (Normalmente e próximo ao valor do aluguel) a pessoa que esta te repassando a vaga e da mesma forma você ira fazer quando deixar a vaga, parece estranho mas funciona sem problemas.
Vamos supor que você gaste 240 euros de aluguel, mais 12 de Internet, 20 de energia e 120 com alimentação, você terá um gasto mensal de 392 euros por mês o que daria entorno de 920 reais por mês.
As melhores zonas para morar são Dublin 1,2,4,7 e 8, isso se deve ao fato de estarem localizadas mais próximas ao centro da cidade.

Segue alguns links de comunidades que irão facilitar tua via:

domingo, 3 de julho de 2011

Helloween

Helloween em Dublin se equipara ao dia de S. Patrick em termos de publico, animação e festa. Toda cidade fica mobilizada, turistas, residentes, crianças, todos entram no clima. Os pubs deixam as pessoas entrarem e saírem de seus estabelecimentos sem problema algum, e a diversão e certa. Você vai caminhando pelas ruas do famoso Temble Bar e fica difícil ver alguém que não esteja fantasiado, e mais fácil ver dois Peter Pans que alguém fora do clima da festa.
Vamos a um pouco de historia. O uso de “dia das bruxas” como tradução de “Halloween” é uma deturpação feita de propósito pelo marketing comercial. A palavra Halloween tem sua origem na Igreja Católica. “Hallowed” vem do antigo idioma inglês que significa “santo”, e “e’em” também de significa “noite”, então o significado é “noite santa” ou “All Hallows Eve”, “noite de todos os Santos” e corresponde ao dia primeiro de novembro, que no catolicismo é o dia de reverenciar todos os Santos.
Agora vamos à história e à antiga tradição dessa noite. No quinto século antes de Cristo, na Irlanda, que era povoada pelos celtas, o verão terminava oficialmente no dia 31 de outubro. Essa noite marcava o início do ano céltico onde se festejava o Samhaim, um feriado especial. A tradição diz que nessa noite, o deus dos mortos, voltava à terra trazendo consigo uma legião de espíritos. Segundo os druidas, sacerdotes desses povos, os espíritos precisavam ser agradados; caso contrário, os vivos seriam ludibriados e suas colheitas não resistiriam ao duro inverno. Seguiam-se, então, alguns rituais, que esses pagãos acreditavam iriam protegê-los, afugentar os espíritos maus e aplacar os poderes sobrenaturais que controlavam o ritmo da natureza. Também, as pessoas que saíssem, nessa noite, colocavam sobre as roupas, velhos chapéus e surrados capotes e botas, para não chamar a atenção desses espíritos.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas. Pais este, que por sua maguinitude, fez com que a festa ficasse mundialmente conhecida.
Atualmente, no Brasil e ao redor do mundo, as superstições dos druidas celtas servem para aumentar os faturamentos das casas noturnas e do comercio neste período.  
Realmente e uma forma de o comercio ampliar seus lucros, mas tudo bem afinal estamos vivendo em um mundo capitalistas, o que vale e viver essa festa, se estiver na Irlanda não deixe de participar, monte sua fantasia, compre uma, alugue ou peca emprestada e vá para rua!!! ;D

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Etnias de Dublin

Neste post vou abordar um tema bem interessante, a mistura étnica que rola em Dublin, e muita gente de fora e do mundo todo, e isso para eu, e bem interessante, pois em geral no Brasil quando você conhece alguém de outro estado, que não seja próximo ao seu, já e uma novidade.
Então, com base no ultimo levantamento feito em 2006, aproximadamente 10% da população era de origem estrangeira, mas que com toda certeza deve ter aumentado nesse últimos cinco anos. Durante o crescimento do “tigre celta”, com a economia estável, os altos salários e a elevada qualidade de vida atraíram muitos novos imigrantes provenientes dos países da União Europeia: a Irlanda registou um significativo número de migrantes provenientes da Romênia na década de 90. Nos últimos anos, os chineses também migraram para a Irlanda em números significativos. Os nigerianos, juntamente com pessoas de outros países africanos, fazem parte de um grande número de imigrantes de países que não pertencem à União Europeia.
Desde a entrada da Polônia na União Europeia, os polacos foram a maior fonte de migrantes provenientes da Europa Central, seguido por outros migrantes da Lituânia, República Checa e Letônia.
Esse contato com outros povos e bem bacana, basta você sair nas ruas, principalmente no centro de Dublin, que ira perceber a tamanha diversidade étnica. E ate engraçado pois o nosso contato com irlandeses não e tao frequente.
Onde eu moro em Dublin 8, a impressão que passa e de ter muitos brasileiros morando aqui em Dublin, mas na realidade essa colonia ainda não aparece como um dado significativo, não passando dos 10.000 e nem perto disso. Atualmente com a crise econômica, o governo Irlandês tem adotado medicas preventivas, como taxas, corte de benefícios e salários, que acabam afetando diretamente nos brasileiros. Para muitos de nos isso tudo não passa de uma aventura, 1,2 ou 3 anos, e estaremos de volta ao Brasil, mas para muitos migrantes a vida deles e aqui e os planos de futuro também estão aqui, então acho que ainda podemos ficar feliz por termos o Brasil nos esperando, com uma economia em explosão e precisando de uma mão de obra qualificada, que somos nos apos esses 1,2 ou 3 anos!!! ;D

sábado, 11 de junho de 2011

Howth

          
            Howth, em minha opinião, e o lugar mais bacana nos arredores da “grande” Dublin, então não pode ficar de fora do roteiro. Esta bem localizado, no centro da península de Howth Head, na Baía de Dublin, a 18 quilômetros do centro da cidade. A 30 anos era apenas uma aldeia de pescadores mas atualmente é uma área residencial de luxo. Na realidade Howth e um bairro de Dublin, mas a diferença de paisagem e atmosfera e grande e nos passa a sensação que estamos fora da cidade, o lugar e incrível. Existe uma trilha que leva ate o farol de Baily que e bem bacana, mas e bom estar com o preparo físico em dia pois para completá-la você terá que caminhar umas 3 horas. Mas o esforço vale muito a pena, a paisagem e de tirar o fôlego, belas flores, cliffs, paisagens únicas e se voce tiver sorte ainda vai se deparar com algumas focas aguardando alimento.
Durante a primavera e verão há uma feira onde e vendido de tudo, desde artesanato ate frutos do mar, que são bem mais baratos que nos supermercados do centro de Dublin. No inverno a atração e a pista de patinação, onde você pode pagar 10 euros e se divertir por 40 minutos, se agüentar tanto tempo, porque e muito cansativo hehehe. 
Há duas opções para chegar até lá, os onibus 31, 31b, 31c que saem do centro e levam 45 minutos  ou o DART (pegue-o sentido norte e pare na estação Howth) que leva cerca de 30 minutos.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Malahide

Malahide (Mullach Íde) é uma pequena cidade suburbana situada próximo à Dublin, no condado de Fingal, Irlanda. A localidade está localizada 16 quilômetros ao norte de Dublin, entre as cidades de Swords, Kinsealy e Portmarnockem, em um estuário, em cujo lado oposto está Donabate. A cidade e bem agradavel, calma e pacata. Apresenta belas paisagens e uma interessante trilha em meio a natureza ate chegar no castelo que e uma atracao a parte.
O Castelo de Malahide está situado em um parque regional com 1,1 km2 de área. A propriedade teve início em 1185, quando Richard Talbot, um cavaleiro que acompanhou Henrique II à Irlanda em 1174, foi beneficiado com as "terras e porto de Malahide". As partes mais velhas do castelo datam do século XII, quando serviu de residência à família Talbot por 791 anos, de 1185 até 1976. O edifício foi notavelmente ampliado durante o reino de Eduardo IV, e as torres foram adicionadas em 1765. Interessante sobre a historia desse pequeno castelo, e que a ultima moradora residiu ate 1976 no castelo, sem herdeiros e dinheiro para pagar os impostos, que sao muito altos, acabou vendendo a propriedade para o governo.
Conta a lenda, que existem alguns fantasmas circulando pelo Malahide Castle. Um deles é Puck, o bobo da corte dos Talbot. Ele teria sido assassinado por um dos membros da família após uma história envolvendo amor, poder e traição. Desde sua morte, no Século 16, ele vem assombrando o castelo que costumava animar.
Atualmente o castela é aberto para visitacao, a um preco de 7,50 euros, estudante paga 6,30 euros, valor caro comparado com a atracoes que o ticket nos proporcionam, mas apesar disso nao deixa de ser interessante.
           Para chegar ate Malahide apartir de Dublin, a melhor opcao e pegar o DART em direcao ao norte a partir da Tara Station, com 4,20 euros voce paga o ticket de ida  

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Emprego na Irlanda

Ola pessoal. Resolvi escrever esse post pois acho que e uma questão muito importante para quem vem pra cá e e uma preocupação de quem esta aqui, o emprego ou job. Acredito que a maioria dos brasileiros que vem para Irlanda fazer o curso de inglês optaram justamente por esse pais e não pela Inglaterra pela questão de preços do curso de inglês e custo de vida, que aqui sai bem mais em conta. Então em vista disso tenho a certeza que muitos de nos tem a necessidade de buscar um emprego, e por experiência própria posso garantir que ajuda no aprimoramento da língua. Logo que chegamos tudo e novidade e a busca por um emprego pode se tornar muito complicado, tendo em vista a dificuldade da língua e atualmente a economia que não anda muito bem. Estou aqui a 8 meses e posso afirmar que não conheço ninguém que ficou procurando emprego durante 3 meses e não conseguiu, acho que um pouco e sorte, mas muito vai da persistência da pessoa, não desistir e tentar seguir as dicas da galera que esta a mais tempo aqui e muito importante. Uma pratica bem comum entre os brasileiro e formatação de currículos “falsos”, onde e feito um para cada vaga pretendida, ou seja, se você for procurar emprego de garçom apresenta um currículo, se for procurar emprego de bar men e outro e assim por diante. Essa pratica esta caindo um pouco, já que os empregadores estão sabendo, então a dica e por algo verdadeiro misturado com algo direcionado para vaga, pode parecer sacanagem fazer isso, mas não e pessoal, Dublin esta inundada de estrangeiros e isso pode ser um diferencial. Outra dica e sempre procurar emprego “fantasiado” de preto, calca social preta, sapato e camisa social também preta. Uma vez um Irish me falou que recebe em media 8 currículos por dia, então quando ele precisa de um novo funcionário, não faz sentido pra ele rever todos os “papeis” que recebeu durante o mês, basta esperar o próximo que entrar pela porta, se ele estiver todo de preto, pronto para o trabalho melhor. Não custa tentar, comigo deu certo! Hoje o mínimo que se paga na Irlanda por hora e 7,65 euros, e esse valor e pago em mais de 95% dos empregos onde nos brasileiros nos empregamos. Os empregos mais comuns são de Kitchen porter (lavando louca), cleaner (limpeza) e Au pair (cuidando de crianças ).
         Abaixo segue algumas dicas para os novatos. Modelo de C.V. completo com exemplos das experiências necessárias para encontrar um emprego, endereço das principais agências de emprego em Dublin, como fazer a sua carteira de estudante para ter direito a todos os descontos que ela proporciona, principais sites para procura de emprego na Irlanda, pontos estratégicos da cidade que você precisa ir, shoppings, xerox, Internet free, biblioteca e o cronograma para adquirir seu visto junto ao departamento de imigração de Dublin.
       http://www.scribd.com/doc/55530867/Guia-Do-Estudante
       http://www.scribd.com/doc/55530869/Modelo-de-curriculo
      

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Jardim botanico de Dublin

    
    Durante nossa estadia em Dublin, muitas coisas podem passar desapercebias ou simplesmente não damos a importância devida , acho que somos assim em nossas cidades de origem também, as vezes lugares bem legais ficam de lado. Falo isso pois fiz um passei bem bacana nessa semana, conheci o Jardim botânico de Dublin, lugar lindo mesmo, na primavera somos premiados com belas imagens de tulipas de diversas cores e muitas outras flores. Este belo local foi criado em 1795 e tem 17 mil espécies de todos os continentes, mas o que mais chama a atenção do visitante são as estufas, muitas com um clima super agradável onde abrigam espécies dos trópicos, umas com mais de 10 metros de altura, dando verdadeiramente a impressão ao visitante de estar em uma floresta tropical.
    Este belo local fica a 3,5 quilômetros do centro de Dublin, em Glasnevin, Dublin 9, certamente a área mais bonita de Dublin. Se for caminhando do centro, você vai levar em media 40 minutos. Para quem vai de ônibus e só pegar o de numero 13, na rua O’Connell. Abre das 9h as 18h no horário de verão e no inverno, fecha as 16:30. O melhor de tudo e que não paga nada, então galera esse passeio vale muito ticket !!!;D

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bray

  
    Essa semana estive em Bray com alguns amigos, cidade litorânea que pertence ao condado de Wicklow a 20 km ao sul de Dublin. A atmosfera e muito bacana, com um belo calçadão, uma orla que lembra muito uma praia bem conhecida em Santa Catarina, chamada Castão do Santinho, com uma baia e um morro ao fundo. O engraçado da praia e que ela e toda de pedras, mas no verão a prefeitura coloca toneladas de areia para os corajosos veranistas. No dia que estive em Bray estava 17 graus, e a temperatura da água nessa época fica em torno de dos 5 graus, mas mesmo assim havia alguns irlandeses tomando banho.
    Fizemos uma trilha de duas horas no entorno do “Morro do infinito”, que por muitos momentos lembra a costa do mediterrâneo com suas águas cristalinas. A trilha termina no topo do morro, próximo a uma cruz que foi fixada em 1950 em homenagem aos católicos mortos durante a segunda guerra mundial. A vista do topo e sensacional, de lá você tem a visão da cidade de Bray, com belas montanhas ao fundo, e do outro lado a vastidão do mar da Irlanda. 
     A dica para chegar nesse local super agradável e pegar o Dart, trem que sai do centro de Dublin. Você deve pegar o trem na plataforma 2, o ticket custa 2,85 euros e não tem desconto para estudante, a viagem dura em media 35 minutos.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Knackers

      Resolvi escrever este post pois acho muito interessante a historia sobre os KNACKERS, que logo mais explicarei.
      Knackers e um termo originalmente utilizado para degradar os viajantes a cavalo ou de trailer, mas que agora e utilizados nos EUA para pessoas que estejam vestindo um moletom, cabeça raspada e um boné de beisebol em um ângulo para cima 90degree em sua cabeça. Tambem para aquelas pessoas que usam roupas da ADIDAS e cabeca raspada, isso especiamente na Irlanda e Inglaterra.
Logo que se chega a Dublin, voce certamente tera contato com outros brasileiros, seja na escola, nas baladas ou nas ruas mesmo, e uma das primeiras coisas que vao lhe dizer e "nunca fale a palavra "Naker" nas ruas, e isso com toda certeza desperta a curiosidade. Eu especialmente fiquei intrigado com a historia por tras desses caras vestidos de Adidas, entao sempre que tive contato com Irlandeses tentava saber os porques, sem sucesso, assunto nao muito bem vindo. Ate que um dia conversando com minha professora finalmente recebia respota para esse questionamento.
                                                 Cartoon de um Knacker
Knackers na realidade era a denominacao dada aos ciganos que vendiam cola feita a base de ossos de cavalos, eram mercadores abilidosos que negociavam cavalos e todos os seus subprodutos. Esses mercadores mudavam de tempos em tempos de lugar juntamente com seus inumeros cavalos, com o tempo as cavalos foram sendo substituidos por treilers e a forma de obter dinheiro se tornou mais obscura. Com a explosao economica da Irlanda, muitos desses ciganos abandonaram a vida de nomades e seus treiles para se estabelecer nas grandes cidades. No filme Snatch porcos e diamantes, Brad Pitt interpreta um cigano, e para fazer esse personagem com um sotaque carregado o mesmo passou 3 meses na Irlanda em meio aos cigados para interpretar da melhor forma o personagem. Hoje, em Dublin, os Nakers sao muitos, mas os que ainda vivem em trailers sao bem poucos. Perto das docas do porto ainda e possivel encontrar uma grande quantidade de trailers e e muito interessante tentar imaginar como deve ser viver em um deles.
      Entao, caso voce queira aderir ao look dos Knackers segue o padrao:

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Galway


No ultimo dia 15 e 16 de abril, tive a oportunidade de conhecer Galway, e o pesseio foi maravilho.
Esta cidade artística, na beira do Atlântico, é um centro urbano em expansão, com uma vida cultural muito rica, ótimos "Pubs" e um estilo de vida descontraído. Galway é uma cidade pequena, sendo facilmente percorrida a pé.
        É lá em Galway que se encontram os Cliffs of moher, um dos mais famosos pontos turísticos da cidade e da Irlaanda. Inclusive existe aqui na Irlanda uma campanha muito forte, patrocinada pela 7up, para internautas votarem nos Cliffs de Galway como umas das 7 maravilhas naturais. O lugar e mágico, e como estar no paraíso, paisagem de filme mesmo. Outra coisa interessante a respeito da cidade está no filme P.S. eu te amo, na cena em que a personagem do Gerard Butler está tocando em um  pub (e a Hilary Swank aparece com uma pint de Guinness na mão). A música que ele canta chama-se Galway's Girl. Galway é uma cidadezinha bem bacana, com gente bacana e bem humorada, parece Dublin mas conserva traços de interior, com suas casas pequenas e bem coladas, algumas com telhados de palha, ruas estreitas.
          Quase não avistei imigrantes, acho que essa viagem me fez conhecer a verdadeira Irlanda, digo aquela que imaginamos antes mesmo de saber qualquer coisa sobre ela, com seus campos verdes, ovelhas pastando, pubs com musicas típicas.... Galway deixou saudade...

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Smithfield Horse Fair

Smithfield Horse Fair, ou Mercado de Cavalos de Smithfield, funciona na capital irlandesa no primeiro domingo de cada mês. Esse mercado funciona exatamente na frente do supermercado e café onde trabalho, Fresh Supermarket. Todo primeiro domingo de cada mês e montada uma operação com toda uma logística, para termos condições de atender a demanda de clientes. Essa feira recebe criadores de toda Irlanda, a praça fica lotada, recebendo também muitos turistas e curiosos.
Desde a segunda metade do século IX, ao amanhecer do dia, compradores e vendedores de cavalos se reúnem na praça de Smithfield onde eles são trocados ou vendidos. Hoje também se comercializa outros produtos.
Em 2002 o conselho de Dublin baixou um ordem proibindo a sua realização, mas foi totalmente iguinorada pelos participantes e comerciantes locais.
Desde 2008 fala-se em transferi-lo para o norte de Dublin perto de Finglas e Ballymun. Embora a Smithfield Feira do Cavalo continua a chamar e sustentada fortes críticas de uma ampla variedade de fontes, incluindo a Garda (policia local), e a Sociedade de Dublin para a Prevenção da Crueldade contra os Animais e outros ainda não se chegou em uma definição.
Então se estiver à procura de um cavalo ou apenas esteja a fim de ver uma centena deles, vá ate a smithfield que vale a pena.
           

domingo, 10 de abril de 2011

Cafes

   Quando se pensa em Europa logo temos a idéia de seus cafés maravilhosos, bem localizados, charmosos e com uma qualidade e variedade considerável. Em Dublin não e diferente, cidade que apresenta uma variedade interessante de cafés e bares.
   Para começar, um legitimo café da manha Irlandês, mundialmente famoso, consiste em: bacon, ovos, salsicha, morcilia preta e branca, tomates fritos e pode também ser incluído pão de batatas ou batatas fritas à francesa. Tradicionalmente servido em um prato, mas que nas grandes cidades passou a ser servido em um bagette ( pao em um formato mais alongado).
     Um ditado Irlandes fala que, para voce comer bem na Irlanda, voce tem que comer o cafe da manha tres vezes ao dia.
       Queen of tarts, Cafe en Seine e The Church são algumas dicas de cafés bem legais aqui em Dublin. O ultimo que citei, e um dos estabelecimentos mais exclusivos da cidade. O local e uma igreja antiga restaurada, que esta situada no coração da zona comercial de Dublin, com quatro ambientes em quatro níveis. Se não for tomar um café vale a pena a visita.
      .Para aqueles que são vegetarianos vai a dica , são eles: Cafe Fresh, Blazing Salads e Govinda são exelente e super baratos.
       Então pessoal, tomar um café em um ambiente bacana tem seu valor. Momento esse em que nos reunimos para conversar, traçar o roteiro no mapa, ver o próximo ponto turístico a ser visitado ou simplesmente um momento de descontração e lazer.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Danca Irlandesa


            Nascida da cultura celta , a origem dessa dança parece remontar ao tempo dos Druida, das Danças Circulares dos antigos povos Celtas que dançavam em rituais em honra ao sol e ao carvalho teriam sido os primeiros a praticar a dança celta. Por muitos anos ficou fora de evidencia, durante o período de dominação inglesa, era uma forma de protesto.
Na realidade o que tudo indica e que a dança irlandesa com seu sapateado, e uma herança das varias culturas que dominaram a ilha ao longo dos séculos, começando por druidas, passando pelos celtas e finalmente os normandos, povo que comemorava cada conquista nas batalhas dançando em forma circular sapateando.     

 Requisita extrema agilidade com os pés, muita energia e saltos quase acrobáticos caracterizam a dança irlandesa. Os passos ágeis e super ritmados fariam surgir, nos Estados Unidos, onde a influência irlandesa foi maciça, o sapateado moderno, que tanto encantou, nos filmes de Hollywood.
Hoje a danca irlandesa tem se tornado popular, pois desenvolve a coordenacao motora, agilidade, sincronia e resistebcia fisia.
 

sábado, 2 de abril de 2011

Liffey


          
O rio Liffey divide a capital Irlandesa em dois, e flui em direção ao mar. Em ambas as margens você pode avistar os prédios e construções mais importantes de Dublin, belas pontes cada qual com sua historia e beleza.
Se você der uma passada para conhecer o rio Liffey, aproveite para dar um passeio pelas passarelas de madeira instaladas em ambas as margens do rio.
Liffey ,rio irlandês que nasce em Kippure, uma montanha no condado de Wicklow, e percorre cerca de 125 km pelos condados de Wicklow, Kildare e Dublin antes de desaguar no Mar da Irlanda.
O rio foi inicialmente chamado de An Ruirthech (em irlandês significa "rápido" ou "forte". A palavra Liphe (ou Life) era originalmente o nome da planície pela qual o rio percorria, porém passou a ser o nome do rio também.
Como bom gaucho, sempre que posso, nao perco a oportunidade de tomar um chimarao na beira do Liffey, deixando o tempo passar e curtindo cada momento. Uma dica, se for beber algo alcoolico nao passe da dose .......

quarta-feira, 30 de março de 2011

Ruivos e Irlanda


Ser ruivo e ser Irlandês tem a ver? Pode não ter a ver, mas que a taxa de ruivos e muito grande na Irlanda isso e verdade.
Vermelho é a cor do cabelo mais rara do mundo: menos de 4% da população mundial tem o cabelo naturalmente ruivo. Escócia e Irlanda têm uma incidência anormalmente elevada de ruivos em sua população (a Escócia atualmente possui de 11 a 13% de ruivos e na Irlanda existem 10%). Enquanto que o restante da população concentrada ao norte da Europa soma cerca de 2% de ruivos.
O interessante nesses percentuais e que somando os ruivos da Irlanda e Escócia eles chegam perto de 1 milhão, enquanto que nos EUA, pais que tem cerca de 2% da população composta por ruivos, tem entorno de 10 milhões de cabeças vermelhas.
O resto do mundo: 1%. Em contrapartida, a Suécia (um grande reduto Viking), curiosamente, quase não tem ruivos.
            Os cientistas concordam que cabelo vermelho é mais comum entre aqueles com raízes genéticas do noroeste da Europa, especialmente na Irlanda e na Escócia. Isto significa que o povo escocês e o irlandês têm maior chance de carregarem genes celtas para gerar descendentes ruivos. O povo irlandês carrega a maior proporção de genes ruivos (e suas variações) no mundo. 
Portanto, parece improvável que os vikings foram os responsáveis por disseminar o gene ruivo na Irlanda.
            Ruivos irlandeses uniram forcas no dia 12 de marco de 2011, para celebrar a sua cor de cabelo, muitas vezes estigmatizadas, com foco não apenas em sua cor de cabelo mas com objetivo de arredar dinheiro para Unicef. A campanha teve inicio no facebook e ganhou forma. Muitos ruivos se fizeram presente, mas valia aparecer no evento com peruca viking ou algo do tipo, vermelha e claro.
           
Esses ruivos tem muitos apelidos mesmo, segue alguns exemplos que nosso amigos ruivos enfrentam no dia-a-dia:
Alemão- Pão com Molho- Pimenta- Motoqueiro Fantasma-
Ferrugem- Água de Salsicha- Fogueira- Bob Esponja-
Foguinho- Salsicha(Scooby Doo)- Vermelhaço- Tomate-
Vermelho- Edifício Joelma- Cenoura- Albino-Pomarola-
Pimenta- Cabeção(Malhação)- Beterraba- Guioday-
Coloral- Arroto de Fanta- Curupira- Manga Rosa-
Grampola- Cabelo de Fogo- Tocha Humana-
Russo- Cavalo de Fogo- Brasa-Tocha-Mad- Bolinho de Terra-
Laranja- Palito de Fósforo- Homem Fogo- Dalmata-
Polaco- Pica Pau- Pentelhos Flamejantes-Visconde de Sabugosa-
Leão- Caqui- Zezinho(Presença de Anita)- Caipóra-
Tijolo- Dênis(O Pimentinha)- Feriado(Pq no calendário é vermelho)-

                                                                   Rap do Ruivo

                                           
E para você que se interessa, ou queira saber um pouco mais, sugiro esse blog que e bem bacana, tem tudo sobre ruivos. http://ruivosmania.blogspot.com/
                                                              Ruivo mais famoso do mundo.