segunda-feira, 20 de junho de 2011

Etnias de Dublin

Neste post vou abordar um tema bem interessante, a mistura étnica que rola em Dublin, e muita gente de fora e do mundo todo, e isso para eu, e bem interessante, pois em geral no Brasil quando você conhece alguém de outro estado, que não seja próximo ao seu, já e uma novidade.
Então, com base no ultimo levantamento feito em 2006, aproximadamente 10% da população era de origem estrangeira, mas que com toda certeza deve ter aumentado nesse últimos cinco anos. Durante o crescimento do “tigre celta”, com a economia estável, os altos salários e a elevada qualidade de vida atraíram muitos novos imigrantes provenientes dos países da União Europeia: a Irlanda registou um significativo número de migrantes provenientes da Romênia na década de 90. Nos últimos anos, os chineses também migraram para a Irlanda em números significativos. Os nigerianos, juntamente com pessoas de outros países africanos, fazem parte de um grande número de imigrantes de países que não pertencem à União Europeia.
Desde a entrada da Polônia na União Europeia, os polacos foram a maior fonte de migrantes provenientes da Europa Central, seguido por outros migrantes da Lituânia, República Checa e Letônia.
Esse contato com outros povos e bem bacana, basta você sair nas ruas, principalmente no centro de Dublin, que ira perceber a tamanha diversidade étnica. E ate engraçado pois o nosso contato com irlandeses não e tao frequente.
Onde eu moro em Dublin 8, a impressão que passa e de ter muitos brasileiros morando aqui em Dublin, mas na realidade essa colonia ainda não aparece como um dado significativo, não passando dos 10.000 e nem perto disso. Atualmente com a crise econômica, o governo Irlandês tem adotado medicas preventivas, como taxas, corte de benefícios e salários, que acabam afetando diretamente nos brasileiros. Para muitos de nos isso tudo não passa de uma aventura, 1,2 ou 3 anos, e estaremos de volta ao Brasil, mas para muitos migrantes a vida deles e aqui e os planos de futuro também estão aqui, então acho que ainda podemos ficar feliz por termos o Brasil nos esperando, com uma economia em explosão e precisando de uma mão de obra qualificada, que somos nos apos esses 1,2 ou 3 anos!!! ;D

2 comentários:

  1. Outra coisa também é a convivencia com as pessoas de outros países. É muito legal a troca de informações sobre os respectivos países e as amizades que ficam.

    ResponderExcluir
  2. Sim, essa troca e interacao de culturas e muito bacana mesmo, algo que em Dublin nos vivemos intensamente.

    ResponderExcluir