quarta-feira, 30 de março de 2011

Ruivos e Irlanda


Ser ruivo e ser Irlandês tem a ver? Pode não ter a ver, mas que a taxa de ruivos e muito grande na Irlanda isso e verdade.
Vermelho é a cor do cabelo mais rara do mundo: menos de 4% da população mundial tem o cabelo naturalmente ruivo. Escócia e Irlanda têm uma incidência anormalmente elevada de ruivos em sua população (a Escócia atualmente possui de 11 a 13% de ruivos e na Irlanda existem 10%). Enquanto que o restante da população concentrada ao norte da Europa soma cerca de 2% de ruivos.
O interessante nesses percentuais e que somando os ruivos da Irlanda e Escócia eles chegam perto de 1 milhão, enquanto que nos EUA, pais que tem cerca de 2% da população composta por ruivos, tem entorno de 10 milhões de cabeças vermelhas.
O resto do mundo: 1%. Em contrapartida, a Suécia (um grande reduto Viking), curiosamente, quase não tem ruivos.
            Os cientistas concordam que cabelo vermelho é mais comum entre aqueles com raízes genéticas do noroeste da Europa, especialmente na Irlanda e na Escócia. Isto significa que o povo escocês e o irlandês têm maior chance de carregarem genes celtas para gerar descendentes ruivos. O povo irlandês carrega a maior proporção de genes ruivos (e suas variações) no mundo. 
Portanto, parece improvável que os vikings foram os responsáveis por disseminar o gene ruivo na Irlanda.
            Ruivos irlandeses uniram forcas no dia 12 de marco de 2011, para celebrar a sua cor de cabelo, muitas vezes estigmatizadas, com foco não apenas em sua cor de cabelo mas com objetivo de arredar dinheiro para Unicef. A campanha teve inicio no facebook e ganhou forma. Muitos ruivos se fizeram presente, mas valia aparecer no evento com peruca viking ou algo do tipo, vermelha e claro.
           
Esses ruivos tem muitos apelidos mesmo, segue alguns exemplos que nosso amigos ruivos enfrentam no dia-a-dia:
Alemão- Pão com Molho- Pimenta- Motoqueiro Fantasma-
Ferrugem- Água de Salsicha- Fogueira- Bob Esponja-
Foguinho- Salsicha(Scooby Doo)- Vermelhaço- Tomate-
Vermelho- Edifício Joelma- Cenoura- Albino-Pomarola-
Pimenta- Cabeção(Malhação)- Beterraba- Guioday-
Coloral- Arroto de Fanta- Curupira- Manga Rosa-
Grampola- Cabelo de Fogo- Tocha Humana-
Russo- Cavalo de Fogo- Brasa-Tocha-Mad- Bolinho de Terra-
Laranja- Palito de Fósforo- Homem Fogo- Dalmata-
Polaco- Pica Pau- Pentelhos Flamejantes-Visconde de Sabugosa-
Leão- Caqui- Zezinho(Presença de Anita)- Caipóra-
Tijolo- Dênis(O Pimentinha)- Feriado(Pq no calendário é vermelho)-

                                                                   Rap do Ruivo

                                           
E para você que se interessa, ou queira saber um pouco mais, sugiro esse blog que e bem bacana, tem tudo sobre ruivos. http://ruivosmania.blogspot.com/
                                                              Ruivo mais famoso do mundo.

domingo, 27 de março de 2011

U2


E impossível criar um blog para falar de Irlanda sem ao menos citar os monstros do U2, os caras fazem sucesso em todo mundo e com toda certeza são uma das bandas mais importantes de todos os tempos.
U2 (you too = você também)  é uma banda Irlandesa formada em 1976 na cidade de Dublin. A banda só lançou seu primeiro disco em 1980 (Boy) e desde sua formação conta com os mesmos integrantes: Bono (Paul David Hewson) nos vocais; The Edge (Dave Howel Evans) na guitarra; Adam Clayton no baixo e Larry Mullen Junior na bateria.
Além da empreitada musical, eles são também conhecidos pela sua participação ativa em causas políticas e de defesa dos direitos humanos, em especial o líder da banda, Bono Vox (ou Bono, como ele gosta de ser chamado). Bono tem participado ativamente em várias campanhas e apelado a líderes do mundo todo afim de obter apoio na sua luta contra a fome e a miséria, sobretudo nos países mais pobres. Essa "obsessão" de Bono quase levou os U2 ao fim em tempos passados, por incomodar o resto dos membros do grupo, porém isso foi revertido e ele conta atualmente com o apoio destes na sua causa.
            Os U2 são uma das mais populares bandas de rock do mundo desde a década de 80. Os seus shows são únicos e um verdadeiro festival de efeitos especiais. Sai uma das bandas que mais arrecadam anualmente.

            Um show do U2 e marcante, mas encontrar o Bono em Dublin seria uma historia para a vida toda. Então sempre que sair pelas ruas pacatas de Dublin, não esqueça da maquina fotográfica.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Superticoes e crencas irlandesas

           
            Os Irlandeses acreditam que por você ser um irlandês, você já possui sorte desde o nascimento. Por isso a expressão “Sorte irlandesa”.
            Claro que todos os paises tem a superstição inclusa em sua cultura e costumes, mas os irlandeses superaram qualquer nação.  Especialmente nas áreas rurais, certas superstições são levadas bem a serio, e as mesmas se apresentam de varias maneiras: magias, poções, encantamentos, presságios, rituais e curas. Dizem que elas realmente têm o poder de curar doenças, espantar o diabo, conceder boa ou ma sorte, ajudar no amor e muito mais. Ninguém sabe exatamente por que elas vieram e de onde elas saíram, mas o certo e que elas são um mix de cristianismo, naturalismo, folclore e historias passadas, e distorcidas, de geração em geração..
           
            Vamos a algumas delas:
            Quando uma temporada de pesca não e favorável, a boa sorte pode ser gerada com a simples troca do nome da embarcação, mudando o nome muda-se a sorte.
            Achar uma ferradura de cavalo pode trazer sorte para uma vida, mas somente se for achada no percurso da casa para o serviço ou visse versa.
            E considerada ma sorte se você pegar ou roubar qualquer coisa de um ferreiro.
            Acredita-se que se você entrar e sair de uma casa pela mesma porta você levara a boa sorte com você.
            Caso alguém matasse um herói dentro de uma construção de pedra seria punido por uma terrível ma sorte.
            Quando um gato preto cruzar seu caminho e um sinal de sorte, mas se você estiver acompanhado e o gato olhar primeiro para você, siguinifica que alguém de sua família morrera em breve.
            O aconselhado após o velório de alguém de sua família e, parar o relógio por sete dias, para que a mesma volte a ter sorte.

            Existe um poema que deve ser recitado um dia antes do casamento e no dia do casamento, para que de sorte no matrimonio.
           
“Monday for health,     
            Tuesday for wealth.
            Wensday, the best day of all,
            Thursday for losses,
            Friday for crosses,
            Saturday is no day at all.”
           
            Tradução:
Segunda-feira para a saúde,
Terça-feira para a riqueza.
Quarta-feira, o melhor dia de todos,
Quinta-feira para as perdas,
Sexta-feira para cruzamentos,
Sábado não é dia de
todos
           
            Eu particularmente não acredito na sorte, mas uma vez tive a oportunidade de ler um livro chamado “A boa sorte”. O mesmo passa uma lição bem interessante. Que a sorte não existe, mas sim a boa sorte, e o que seria essa boa sorte? E a forca de vontade de cada um, a pro atividade, confiança e coragem. Dessa forma, com esses fatores, você cria as condições para que a boa sorte apareça, não basta simplesmente esperar um milagre, você que tem que dar as condições para que ele ocorra, assim e com a sorte em nossas vidas.
            De qualquer forma, vindo para Irlanda, não deixe de trazer seu pe de coelho, trevo de quatro folha, ferradura ............ no lo creo em brujas!!! Pero que lãs ai, ai!!!


Phoenix Park

           
            Para os amantes de paz e tranqüilidade e o lugar perfeito, um verdadeiro oásis de verde e beleza. Lar de inúmeras espécies de aves e de um considerável rebanho de gamos, espécie de cervo, oriundo do continente europeu e introduzido na Irlanda no século 18.
            Este é um dos maiores parques urbanos fechados na Europa e o maior parque publico fechado da Europa. Estabelecido como um parque público em 1745, é uma das mais bem preservadas zonas históricas de Dublin, em um dia de passeio você conseguira ver e visitar marcos e edificações do passado.. A estrutura mais antiga é do século 15 Ashtown Castelo, uma torre medieval restaurada localizada ao lado de um informativo, Centro de Visitantes, que abriga cativante mostra interpretativa em mais de 5.000 anos de história do parque. A residência oficial do Presidente da Irlanda está localizada em uma mansão do século 18 no parque, bem como vários imponentes monumentos como a Cruz do Papa e os 200 metros de altura Wellington Monumento.  City Jardim Zoológico, que possui grandes compartimentos de habitação natural mais de 700 aves exóticas. . Existem inúmeros parques espalhados pelo parque e uma grande área entregue ao campo de esportes como o futebol, críquete, pólo e tigelas, e há até mesmo um solo dedicado para os amantes do aeromodelismo, incrível não!?

            Bom minha dica, se você for morar em Dublin ou ficar mais que 2 dias na cidade, e melhor fazer a primeira visita ao parque de bike, ele realmente e muito grande, e dessa forma você tem uma idéia geral do mesmo. Mas pode ter certeza, cada vez que você for desfrutar desse oásis verde, terá sempre algo novo para ver e aproveitar. Não esqueça de levar a maquina para registrar cada momento.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Doors of Dublin

Ao passearmos pelas ruas de Dublin, nos deparamos com algo muito bonito mas incomum, as portas das residências mais tradicionais são todas coloridas, cores vivas e marcantes.
 No entanto, ha uma explicação para as diferentes cores das portas de Dublin. A tradição de as pintar em cores diferentes por quarteirão e anterior a introdução do código postal, numeração de portas. Desta forma era fácil para os carteiros entregarem as correspondências na porta correta. Bastava, para isso, indicar rua X, quarteirão Y, porta verde! Atualmente as cores são protegidas por lei e para alterar e necessário uma autorização do governo Irlandês.
            Existe um lenda onde conta-se que quando o príncipe Albert faleceu, em 1861, a ordem da rainha Vitória  foi para todos colocarem bandeiras pretas nas fachadas das suas casas em sinal de luto. Um irlandês ( não se sabe quem), rebelde e revoltado com a Inglaterra fez o oposto. Pintou um grande numero de portas de Dublin durante a noite e no dia seguinte elas estavam coloridissimas. Todos adoraram e aderiram a idéia, virando moda na Irlanda.
           Há ainda outra historia, bem conhecida, que diz que havia uma comunidade de pescadores perto das docas junto ao Liffey, rio que corta a cidade. Na margem oeste dessas docas havia um pub, onde hoje esta localizado o pub o O’briens Ferryman. Toda noite esses pescadores se reuniam para tomar algumas rodadas de cervejas. Saiam tão bêbados que mal conseguiam achar a porta de suas casas, dessa forma decidiram pintar, cada qual, a porta de sua casa de uma cor, então mesmo bêbados poderia ter a chance de chegar em casa. 
            Que tal, acredita em qual delas? Eu prefiro a lenda do irlandês rebelde, acho que combina mais com a Irlanda!

quarta-feira, 23 de março de 2011

Accent (Sotaque)


            O viajante que chega a Irlanda e que já possui um certo domínio da língua inglesa, ira se deparar com um sotaque forte. Muitas palavras são pronunciados de uma forma mais “grosseira”, que por vezes da a impressão de ser produzida pelas vias nasais. Na realidade se trata simplesmente de um inglês coloquial.
Por muito tempo a Irlanda sofreu ,e ainda sofre, influencia da Inglaterra, então o inglês polido pode ser observado no dia-a-dia, mas entre a camada menos favorecida o coloquialismo e gritante, onde o emprego de certa palavras e expressões torna complicado o entendimento ate mesmo para um Irlandês.
Vamos a alguns exemplos:

Traducao
Pronuncia padrao
Pronuncia Irish (Coloquial)
See you later.
Te vejo mais tarde.
Si iu leider
Si u leida
I am going to school.
Eu estou indo para escola.
Ai em going tu scul.
Ai em goin t scul.
Spicy
Picante
Spaici
Spuici
Butter
Manteiga
Bader
Buta
Onion
Ceboula
Onion
Oian
Been
Feijao
Biin
Bian
Tomato
Tomate
Tomeido
Tomato
How are you?
Como vai voce?
Hau ar iu?
Hei ar iu?
Not too bad.
Não tao ruim. (expressao comum)
Not to bed.
Not tu bad.


Que tal um dialogo!?


Caixa: Hellosh! (traducao: Hello!)

Brazuca : Hello!

Caixa: Seveneurosh ( traducao : Seven Euros)

Brazuca: Here. Thanks.

Caixa: Thankshyou. Do u want a ég? (traducao: Thank you! Do u want ég ?

Brazuca, sem conseguir entender, pergunta, dando continuidade:

Brazuca: What?

Caixa (ainda com boa vontade): ég? ( tradução: ég?)

Brazuca (já frustrado): Sorry?

Caixa(já sem boa vontade): ég sr?

Brazuca(inocente): Sorry, but I did’t buy eggs!

Caixa (irritadissima, pegando um montte de sacola plastica na mao): DO YOU WANT PLASTIC BAG SR?

Para finalizar essa postagem, coloquei esse vídeo que e bem engraçado, onde esse garoto, da Inglaterra, interpreta 24 sotaques de figuras e imigrantes, falando a  língua inglês, vale a pena conferir.



Rugby

            

            Não e futebol, vôlei ou beisebol, a paixão nacional Irlandesa e o Rúgbi. Jogo complicado de se entender em um primeiro momento, jogado com uma bola em formato oval. Vale chutar, e caso a velocidade ou o chute não ajude pode usar a forca bruta para derrubar o adversário, da cintura para baixo vale tudo.
Uma lenda bem difundida diz que o desporto surgiu de uma jogada irregular do futebol, na qual um jogador do colégio de Rugby ,de nome William Webb, teria pegado a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823. E uma lenda que realmente pode ser verdade, ja que hoje, e na epoca apos esse fato, existiam variacoes desse jogo, cada qual com suas regras, mas todas com a mesma essencia.
O Rugby é disputado por duas equipes de quinze jogadores, numa partida de duas partes de quarenta minutos contínuos, o relógio só para quando algum jogador da 1ªlinha necessita de cuidados médicos.
No Rugby Union ( que e o mais difundido ) as mãos são usadas para mover a bola. Entretanto, um jogador pode passar a bola para outro jogador somente para trás ou para o lado, nunca para frente, ou pode chutá-la. Isso implica que a maioria do progresso do time atacante é feita por um ciclo de passes de bola, corridas para avançar no campo, ser tackleado (segurado) e repetir esse processo. Cada um desses ciclos é chamado de fase de jogo.
Curiosidade: ao contrário do futebol, a vitória vale 4 pontos e o empate vale 2 pontos!

Então já sabe, se vir para a Irlanda não esqueça de trazer sua chuteira, boqueira, capacete e um colete, itens que de fato irão amenizar suas dores após o confronto! ;D

terça-feira, 22 de março de 2011

Guinness


   Cerveja Irlandesa mundialmente famosa, a Guinness tem tradição e sabor diferenciado. Sua historia inicia em 1759, quando Arthur Guinness começou a produzir sua cerveja em Dublin. Em 1862, adotou a Harpa irlandesa como símbolo da cervejaria.
   Na Irlanda é a quinta mais consumida e, embora mundialmente não figure entre as primeiras da lista, é um clássico quando se trata de cerveja.
   Com 300 anos de história, a cerveja Guinness é produzida com a mesma composição: malte irlandês, água de Dublin, lúpulo e levedura.
    Quando a pint de Guinness é servida, leva dois minutos até a bela espuma bege se formar e a decantacao terminar, esse período ajuda a aguçar o paladar e quando você finalmente degusta essa verdadeira iguaria, percebe um suave gosto de café e torrefação, o que a torna única. 
 
    Um tour pela fábrica da Guinness é quase que obrigatório ao visitante que passa por Dublin, toda história é bem retratada em seus 4 andares. No quarto andar você tem o prazer de servir sua própria pint, isso da um algo a mais na hora de beber. Mas a melhor atração do tour é a vista panorâmica no último andar, você chega na cobertura e tem uma ampla visão de 360 graus de Dublin, vale a pena conferir, melhor ainda tomando uma Guinness servida no Pub que fica no centro do mirante.
    Então, não esqueça, a fábrica da Guinness não pode ficar de fora!

domingo, 20 de março de 2011

Pubs

      Quando pensamos em Irlanda, não podemos deixar de associar o que representa para este povo os Pubs, presentes em vários locais de Dublin e nas cidades do interior, cada qual com suas peculiaridades, mas todos com o espírito mágico que só aqui eles apresentam.
Imagine você viver em um país isolado por anos, onde o inverno é prolongado e por muitas vezes rigoroso... Pensando nisso podemos entender que os pubs são uma forma de socializar, trocar idéias e resolver problemas do dia-a-dia.
      A palavra PUB é na verdade a abreviatura de "Public Place", são bares fechados, de estilo originário do Reino Unido (Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales) que pelo mundo adquiriram certa sofisticação, música ambiente, garçons bem trajados, etc. Hoje esse tipo de bar é freqüentado  tradicionalmente  para o "Happy Hour" ( hora feliz ;D), um drink ao fim da tarde ou depois do trabalho para relaxar.
                                                           Que tal, vamos nessa???

Dia de Saint Patrick.

Saint Patrick’s ou para nos brasileiros apenas São Patrício. No dia 17/03 e comemorado seu aniversario em todo mundo, onde há irlandeses ou seus descendentes, mas essa comemoração de fato e feita na Irlanda. A mobilização e engajamento nas cidades e intensa, em um pais onde 90% da população freqüenta as missas, existe esse sentimento forte em relação a São Patrício, já que o mesmo sendo um missioneiro de palavra de Deus, difundiu o catolicismo e alem disso sempre esteve engajado na libertação da Irlanda da miséria. Pouco antes do dia 17 de cada ano a cidade e invadida por pessoas de toda Europa, especialmente jovens. Os bares e pubs ficam cheios, pessoas com espírito de festa, alegria e descontração. Dessa forma o clima e de festa na cidade inteira, uma semana atípica para os residentes, mas muito agradável a todos, somente sorrisos para todos os lados..... problemas? Que problemas? Crise? Vamos aproveitar essa semana, fazer novos amigos, viver essa alegria .....

sábado, 19 de março de 2011

Voando pela Irlanda.


Venha viver a Irlanda.

Olá, meu nome é Sandro Senger, moro atualmente na Irlanda e vim para esta ilha com o objetivo de aprimorar meu conhecimento na língua inglesa. Aqui tenho vivido muitas experiências, as quais ultrapassaram minhas expectativas.
Situada na ponta noroeste da Europa, este é o único lugar do mundo onde até o tempo perdido vale a pena... . Com os antigos mitos e lendas pode-se descobrir paisagens surpreendentes para explorar e locais que serão mais do que extraordinários, para isso, basta ir onde a ilha da Irlanda levar você.Garanto que irá voltar para casa com memórias que durarão uma vida inteira.
Criei este blog com intuito de retratar um pouco de minhas vivências aqui na Irlanda e também ofertar a todos interessados cursos de inglês de 3 a 6 meses de duração, por intermédio da escola SEDA (Skills & Enterprise Development Academy), escola essa com tradição e qualidade na qual estudei durante este período.
Então, caso alguém tenha interesse ou conheça algum interessado, estou à inteira disposição para ajudar e auxiliar.