terça-feira, 5 de abril de 2011

Danca Irlandesa


            Nascida da cultura celta , a origem dessa dança parece remontar ao tempo dos Druida, das Danças Circulares dos antigos povos Celtas que dançavam em rituais em honra ao sol e ao carvalho teriam sido os primeiros a praticar a dança celta. Por muitos anos ficou fora de evidencia, durante o período de dominação inglesa, era uma forma de protesto.
Na realidade o que tudo indica e que a dança irlandesa com seu sapateado, e uma herança das varias culturas que dominaram a ilha ao longo dos séculos, começando por druidas, passando pelos celtas e finalmente os normandos, povo que comemorava cada conquista nas batalhas dançando em forma circular sapateando.     

 Requisita extrema agilidade com os pés, muita energia e saltos quase acrobáticos caracterizam a dança irlandesa. Os passos ágeis e super ritmados fariam surgir, nos Estados Unidos, onde a influência irlandesa foi maciça, o sapateado moderno, que tanto encantou, nos filmes de Hollywood.
Hoje a danca irlandesa tem se tornado popular, pois desenvolve a coordenacao motora, agilidade, sincronia e resistebcia fisia.
 

Um comentário: