quinta-feira, 24 de março de 2011

Doors of Dublin

Ao passearmos pelas ruas de Dublin, nos deparamos com algo muito bonito mas incomum, as portas das residências mais tradicionais são todas coloridas, cores vivas e marcantes.
 No entanto, ha uma explicação para as diferentes cores das portas de Dublin. A tradição de as pintar em cores diferentes por quarteirão e anterior a introdução do código postal, numeração de portas. Desta forma era fácil para os carteiros entregarem as correspondências na porta correta. Bastava, para isso, indicar rua X, quarteirão Y, porta verde! Atualmente as cores são protegidas por lei e para alterar e necessário uma autorização do governo Irlandês.
            Existe um lenda onde conta-se que quando o príncipe Albert faleceu, em 1861, a ordem da rainha Vitória  foi para todos colocarem bandeiras pretas nas fachadas das suas casas em sinal de luto. Um irlandês ( não se sabe quem), rebelde e revoltado com a Inglaterra fez o oposto. Pintou um grande numero de portas de Dublin durante a noite e no dia seguinte elas estavam coloridissimas. Todos adoraram e aderiram a idéia, virando moda na Irlanda.
           Há ainda outra historia, bem conhecida, que diz que havia uma comunidade de pescadores perto das docas junto ao Liffey, rio que corta a cidade. Na margem oeste dessas docas havia um pub, onde hoje esta localizado o pub o O’briens Ferryman. Toda noite esses pescadores se reuniam para tomar algumas rodadas de cervejas. Saiam tão bêbados que mal conseguiam achar a porta de suas casas, dessa forma decidiram pintar, cada qual, a porta de sua casa de uma cor, então mesmo bêbados poderia ter a chance de chegar em casa. 
            Que tal, acredita em qual delas? Eu prefiro a lenda do irlandês rebelde, acho que combina mais com a Irlanda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário