quarta-feira, 30 de março de 2011

Ruivos e Irlanda


Ser ruivo e ser Irlandês tem a ver? Pode não ter a ver, mas que a taxa de ruivos e muito grande na Irlanda isso e verdade.
Vermelho é a cor do cabelo mais rara do mundo: menos de 4% da população mundial tem o cabelo naturalmente ruivo. Escócia e Irlanda têm uma incidência anormalmente elevada de ruivos em sua população (a Escócia atualmente possui de 11 a 13% de ruivos e na Irlanda existem 10%). Enquanto que o restante da população concentrada ao norte da Europa soma cerca de 2% de ruivos.
O interessante nesses percentuais e que somando os ruivos da Irlanda e Escócia eles chegam perto de 1 milhão, enquanto que nos EUA, pais que tem cerca de 2% da população composta por ruivos, tem entorno de 10 milhões de cabeças vermelhas.
O resto do mundo: 1%. Em contrapartida, a Suécia (um grande reduto Viking), curiosamente, quase não tem ruivos.
            Os cientistas concordam que cabelo vermelho é mais comum entre aqueles com raízes genéticas do noroeste da Europa, especialmente na Irlanda e na Escócia. Isto significa que o povo escocês e o irlandês têm maior chance de carregarem genes celtas para gerar descendentes ruivos. O povo irlandês carrega a maior proporção de genes ruivos (e suas variações) no mundo. 
Portanto, parece improvável que os vikings foram os responsáveis por disseminar o gene ruivo na Irlanda.
            Ruivos irlandeses uniram forcas no dia 12 de marco de 2011, para celebrar a sua cor de cabelo, muitas vezes estigmatizadas, com foco não apenas em sua cor de cabelo mas com objetivo de arredar dinheiro para Unicef. A campanha teve inicio no facebook e ganhou forma. Muitos ruivos se fizeram presente, mas valia aparecer no evento com peruca viking ou algo do tipo, vermelha e claro.
           
Esses ruivos tem muitos apelidos mesmo, segue alguns exemplos que nosso amigos ruivos enfrentam no dia-a-dia:
Alemão- Pão com Molho- Pimenta- Motoqueiro Fantasma-
Ferrugem- Água de Salsicha- Fogueira- Bob Esponja-
Foguinho- Salsicha(Scooby Doo)- Vermelhaço- Tomate-
Vermelho- Edifício Joelma- Cenoura- Albino-Pomarola-
Pimenta- Cabeção(Malhação)- Beterraba- Guioday-
Coloral- Arroto de Fanta- Curupira- Manga Rosa-
Grampola- Cabelo de Fogo- Tocha Humana-
Russo- Cavalo de Fogo- Brasa-Tocha-Mad- Bolinho de Terra-
Laranja- Palito de Fósforo- Homem Fogo- Dalmata-
Polaco- Pica Pau- Pentelhos Flamejantes-Visconde de Sabugosa-
Leão- Caqui- Zezinho(Presença de Anita)- Caipóra-
Tijolo- Dênis(O Pimentinha)- Feriado(Pq no calendário é vermelho)-

                                                                   Rap do Ruivo

                                           
E para você que se interessa, ou queira saber um pouco mais, sugiro esse blog que e bem bacana, tem tudo sobre ruivos. http://ruivosmania.blogspot.com/
                                                              Ruivo mais famoso do mundo.

2 comentários:

  1. Como assim a Suécia curiosamente tem poucos ruivos??? Suécia é um país nórdico, logo sua população tbm é predominantemente nórdica. Nórdicos tem cabelos loiros ou castanhos-claros e olhos claros(geralmente azuis ou verdes), apenas os celtas são ruivos

    ResponderExcluir
  2. Ola. Primeiro, muito obrigado pelo comentario. Respondendo sua pergunta, e interessante levar em conta que o gene recessivo para o cabelo vermelho foi descoberto em 1995-1997 pela Universidade de Edimburgo Professor, Dr. Jonathan Rees, que realizou um estudo sobre os ruivos e identificou o gene responsável pelo cabelo vermelho: 1 receptor melanocortina (MC1R), no cromossomo 16. Feito isso, o estudo seguiu adiante, com o levantamento do percentual da populacao que carrega o gene responsavel pelo rutilismo, entao chegando ao percentual da populacao enquadrada como ruiva, no caso da Suecia, 4,5% da populacao.

    ResponderExcluir