quarta-feira, 23 de março de 2011

Rugby

            

            Não e futebol, vôlei ou beisebol, a paixão nacional Irlandesa e o Rúgbi. Jogo complicado de se entender em um primeiro momento, jogado com uma bola em formato oval. Vale chutar, e caso a velocidade ou o chute não ajude pode usar a forca bruta para derrubar o adversário, da cintura para baixo vale tudo.
Uma lenda bem difundida diz que o desporto surgiu de uma jogada irregular do futebol, na qual um jogador do colégio de Rugby ,de nome William Webb, teria pegado a bola do jogo com as mãos e seguido com ela até a linha de fundo adversária, em 1823. E uma lenda que realmente pode ser verdade, ja que hoje, e na epoca apos esse fato, existiam variacoes desse jogo, cada qual com suas regras, mas todas com a mesma essencia.
O Rugby é disputado por duas equipes de quinze jogadores, numa partida de duas partes de quarenta minutos contínuos, o relógio só para quando algum jogador da 1ªlinha necessita de cuidados médicos.
No Rugby Union ( que e o mais difundido ) as mãos são usadas para mover a bola. Entretanto, um jogador pode passar a bola para outro jogador somente para trás ou para o lado, nunca para frente, ou pode chutá-la. Isso implica que a maioria do progresso do time atacante é feita por um ciclo de passes de bola, corridas para avançar no campo, ser tackleado (segurado) e repetir esse processo. Cada um desses ciclos é chamado de fase de jogo.
Curiosidade: ao contrário do futebol, a vitória vale 4 pontos e o empate vale 2 pontos!

Então já sabe, se vir para a Irlanda não esqueça de trazer sua chuteira, boqueira, capacete e um colete, itens que de fato irão amenizar suas dores após o confronto! ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário