sexta-feira, 25 de março de 2011

Superticoes e crencas irlandesas

           
            Os Irlandeses acreditam que por você ser um irlandês, você já possui sorte desde o nascimento. Por isso a expressão “Sorte irlandesa”.
            Claro que todos os paises tem a superstição inclusa em sua cultura e costumes, mas os irlandeses superaram qualquer nação.  Especialmente nas áreas rurais, certas superstições são levadas bem a serio, e as mesmas se apresentam de varias maneiras: magias, poções, encantamentos, presságios, rituais e curas. Dizem que elas realmente têm o poder de curar doenças, espantar o diabo, conceder boa ou ma sorte, ajudar no amor e muito mais. Ninguém sabe exatamente por que elas vieram e de onde elas saíram, mas o certo e que elas são um mix de cristianismo, naturalismo, folclore e historias passadas, e distorcidas, de geração em geração..
           
            Vamos a algumas delas:
            Quando uma temporada de pesca não e favorável, a boa sorte pode ser gerada com a simples troca do nome da embarcação, mudando o nome muda-se a sorte.
            Achar uma ferradura de cavalo pode trazer sorte para uma vida, mas somente se for achada no percurso da casa para o serviço ou visse versa.
            E considerada ma sorte se você pegar ou roubar qualquer coisa de um ferreiro.
            Acredita-se que se você entrar e sair de uma casa pela mesma porta você levara a boa sorte com você.
            Caso alguém matasse um herói dentro de uma construção de pedra seria punido por uma terrível ma sorte.
            Quando um gato preto cruzar seu caminho e um sinal de sorte, mas se você estiver acompanhado e o gato olhar primeiro para você, siguinifica que alguém de sua família morrera em breve.
            O aconselhado após o velório de alguém de sua família e, parar o relógio por sete dias, para que a mesma volte a ter sorte.

            Existe um poema que deve ser recitado um dia antes do casamento e no dia do casamento, para que de sorte no matrimonio.
           
“Monday for health,     
            Tuesday for wealth.
            Wensday, the best day of all,
            Thursday for losses,
            Friday for crosses,
            Saturday is no day at all.”
           
            Tradução:
Segunda-feira para a saúde,
Terça-feira para a riqueza.
Quarta-feira, o melhor dia de todos,
Quinta-feira para as perdas,
Sexta-feira para cruzamentos,
Sábado não é dia de
todos
           
            Eu particularmente não acredito na sorte, mas uma vez tive a oportunidade de ler um livro chamado “A boa sorte”. O mesmo passa uma lição bem interessante. Que a sorte não existe, mas sim a boa sorte, e o que seria essa boa sorte? E a forca de vontade de cada um, a pro atividade, confiança e coragem. Dessa forma, com esses fatores, você cria as condições para que a boa sorte apareça, não basta simplesmente esperar um milagre, você que tem que dar as condições para que ele ocorra, assim e com a sorte em nossas vidas.
            De qualquer forma, vindo para Irlanda, não deixe de trazer seu pe de coelho, trevo de quatro folha, ferradura ............ no lo creo em brujas!!! Pero que lãs ai, ai!!!


Um comentário: